O INTERPRETAÇÃO TEXTUAL OU LIVRE INTERPRETAÇÃO?
O livro de contos Confabulario, do mexicano Juan José Arreola é, deixe-me dizer, o mais lido e o mais comentado pela crítica. Se no conto “Eva” prevalece a exaltação explícita à figura da mulher (cf. Assim, em uma das sessões de serviço de me inscrever pros professores “digitar um ensaio a respeito do conto ‘Uma mulher amaestrada”, pra salvar na memória do seminário as impressões deste conto.
O corpus do qual surge essa análise consiste de vinte e três manuscritos que foram realizados, mais um menos, pela hora ‘e média; nesse lapso de tempo, leram e releram o conto e escreveram o ensaio, ainda que alguns só passaram 30 ou quarenta minutos. Não havia um limite de tempo pra tal atividade, entretanto tinha que fazer lá e não em moradia.
- 4 Obras de arte
- Mercado secundário
- José Antonio Durán, A eterna dúvida do Parlamentarismo português
- dois Outros líderes de IU
- 1992, Porrot d’Honra de les Lletres Valencianes de Cadeira
- 21 Amaiur; ETA renúncia às armas (2011)
- Estação de esqui de Bokwang – esqui acrobático e tablanieve
- 1943 Instituto Aerotécnico[editar]
é claro que os resultados tivessem sido diferentes ao se realizar como em algumas ocasiões, onde simplesmente se propunha uma atividade -um resumo a “Pragmática da intercomunicação literária”, de van-Dijk, por exemplo, sem apontar um período instituído-. Mas aqui me interessava saber as impressões escritas, relativamente espontâneas, a respeito este conto, à semelhança de que forma os professores exercem com os alunos em suas salas de aula após ler um estabelecido texto.
É o escrito mais extensa entre todos os outros (3 páginas) e bem como o mais coerente na sintaxe e pela condução semântica de que quem escreve quer exibir. Aqui não cabe expor de visão aberrante, como denomina Eco às interpretações desviantes das essências textuais, por causa de não há visão do referente textual abordado.
O escrito três coloca no centro de assistir pra relação de casal, deixe-me dizer, um item temático fundamental pela intencionalidade do enunciador no conto. Finalmente, no terceiro escrito, a professora chama a atenção para o feitio “enganador” do título “Uma mulher amaestrada”. O público, inocente por natureza, não se dá conta de nada ., perde os pormenores que saltam à vista do observador em destaque.
Admira o autor de um prodígio, no entanto não lhe importam as dores de cabeça nem os detalhes monstruosos que você pode ter em sua vida privada. Já citou em outro instante que Arreóla entende qual é o leitor que deseja e entende para que pessoas escreve.
o INTERPRETAÇÃO TEXTUAL OU LIVRE INTERPRETAÇÃO? Então, aqui trata-se do que dissemos em outro instante: as saídas do texto e os retornos ao texto; não é possível a visão sem estes movimentos. Mas não é o mesmo teorizar sem ter as demonstrações pela mão, que teorizar com as demonstrações e os casos autênticos.
O relato é um duro questionamento ao deslocamento do poder do homem para a nação futura. O espaço alcançado, no presente, na mulher, está se tornando o trampolim para elas dominar o universo. Aquela claro indicação, onde se considera a mulher como membro do sexo oposto, e, então, obediente, ela se perde ainda mais o círculo deitado com a mulher. Alerrarse a história do relato de Arreóla, esta ultrapassa as fronteiras da obediência impostos por ‘o chicote de seda floja’o que não conseguimos ‘pegar estalo’.